Terminou recentemente mais uma semana cultural beirã, promovida pela Casa das Beiras de Toronto, cuja abertura teve lugar no passado dia 29 do mês de Setembro com uma actividade que se estendeu até ao dia 6 de Outubro seguinte.
Composto com um programa festivo que focou não só a cultura daquela região de Portugal e o seu vasto artesanato mas também a sua peculiar culinária que, somado a outros eventos diários onde o entretenimento, as exposições de artesanato, fotografia, livros e o folclore brilhou. Pudemos pois, afirmar, ter sido mais um êxito a juntar aos dos anos transatos. Não pudemos esquecer, obviamente, a noite de fados, do folclore e do dia dedicado totalmente à juventude, que foi, indubitavelmente, bem do agrado dos visitantes desta prestigiosa agremiação.
Iremos, muito sumariamente, focar vários aspectos deste extraordinária evento cultural que só engrandece o bom nome desta agremiação comunitária e também o nome da comunidade Lusa aqui radicada além, como é óbvio, o nome de Portugal.
Assim na abertura iniciou-se com a entoação dos hinos do Canadá e de Portugal e do içar das respetivas bandeiras durante uma recepção aos convidados de honra tendo sido procedido dos discursos da praxe e de jantar actuando nessa noite no seu salão nobre, o Rancho da Casa - o Académico de Viseu. A noite terminou com a presença do artista Henrique Matos, vindo expressamente de Portugal para abrilhantar esta semana cultural. A apresentação das cerimónias e espetáculo ficou, e muito bem, ao cuidado de José Amorim.
No domingo, dia 30, abriu, com uma exposição de moedas e notas tendo pelas 12.30 horas sido servido um almoço regional. Pelas 19 horas foi tempo de jantar, também regional, e a actuação dos Ranchos Folclóricos Estrelas do Norte e de Migrante de Barcelos terminando com a jovem e talentosa artista, Michelle madeira.
Na segunda-feira, dia 1 de Outubro, mais uma vez com um almoço e jantar regional, frases estas que paramos por aqui pois foi sempre deste modos, com gastronomia regional, se decorreu até à final desta semana, tendo entre nós, especificadamente para a preparação das refeições até ao encerramento deste certame cultural, o chefe do Restaurante "O Cortiço", da cidade de Viseu. O sarau encerrou com os ranchos folclóricos As Tricanas (veteranos) e com o artista Glenville Pinto.
Terça-feira, dia 2 de Outubro, foi dedicado aos patrocinadores onde alguns destes se juntaram e comungaram nestes momentos de alegria tendo a presença e actuação do rancho folclórico da Associação Cultural do Minho e do artista Henrique Matos.
Quinta-feira, dia 3 de Outubro, foi noite de festival de folclore com a presença dos ranchos da Casa dos Poveiros, Os Camponeses, o de Vaughan, Amigos do Minho e o Académico de Viseu.
Quinta-feira, dia 4 de Outubro, foi, como referimos no inicio deste texto, a noite dedicada à Juventude e, a eles, os jovens artistas, estiveram e alegraram este sarau pelas vozes de Inês Henrique, António Ferreira, a Luso-Can Tuna e a City Dance Corps.
Na sexta-feira, dia 5 de Outubro, foi a vez duma maravilhosa noite de fados com os nossos fadistas locais, a Fátima Ferreira, Humberto Silva e o João Brito, acompanhados dos mestres Gabriel Teves, Januário Araújo e Leonardo Medeiros, respectivamente na guitarra portuguesa, viola e viola baixo.
|
Não queremos finalizar esta reportagem sem que, mais uma vez, citarmos a gastronomia e dizemos, àqueles que por várias razões não puderam comparecer na Casa das Beiras e degustar os pratos regionais e bem preparados dos quais destacamos o cabrito, a vitela assada, o bacalhau e as deliciosas sopas mais os muitos doces, que não sabem o que perderam. Foi tempo de deliciarmos o palato com aquelas comidas que nos lembram os tempos já lá idos em que aos domingos se juntava a família e as travessas e pratos, bem recheados e apetitosos, confecionados a preceito, eram deixados naquelas largas mesas onde se sentava toda a família e ainda sobrava espaço para outros tantos. Mas não fiquem tristes pois para o ano que certamente teremos outra Semana Cultural, como a deste ano, onde então os nossos estimados leitores estarão presente e a provar estas autênticas obras de arte na culinária e não irão arrepender-se, disso temos a certeza absoluta.
No sábado, dia 6, este certame de cultura beirã, encerrou com um noite de dança animada pelo já popular conjunto musical "Sangue Lusitano". Foi dançar até à exaustão.
O trabalho de som e luzes esteve, neste último dia, ao cuidado de Steven Ferreira (5 Stars Productions) e a de Mestre-de-Cerimónias com o António César.
Voltar para Eventos Sociais |